- Sábado, 08 Agosto 2009 / 23:34
Dacio Malta, carioca, 65 anos, trabalhou nos três principais jornais do Rio – O Globo, Jornal do Brasil e O Dia – e na revista Veja. Morou no Rio e em Brasília, e escreveu, em 1996, um musical sobre a vida e a obra do compositor Luiz Gonzaga Jr. – o Gonzaguinha. Em 2010, realizou o documentário ‘Noel Rosa – Poeta da Vila e do Povo’ – uma reportagem musical em cinco episódios.
Do governador Sergio Cabral reclamando das manifestações na porta de seu prédio, no Leblon.
Dos moradores do Rio de Janeiro.
por Orlando Brito
Populares comemoram a aprovação da Anistia negociada por nomes do governo e da política, entre eles o general Golbery do Couto e Silva e o ministro Petrônio Portella. Foi enviada pelo presidente João Figueiredo ao Congresso, onde foi aceita com larga maioria de votos. Praça dos Três Poderes, 28 de agosto de 1979.
Como foi – Naquele dia, eu estava no segundo andar do Planalto com os demais jornalistas que cobríamos a Presidência da República à espera da cerimônia de promulgação da Anistia. Já tinha fotografado ao longo de anos um sem número de manifestações nas ruas, reuniões no palácio, sessões no Congresso e personagens intrinsecamente ligados ao tema. Autoridades, culpados e inocentes, algozes e vítimas. Dessa vez, era hora de retratar o povo na praça comemorando a assinatura da Lei 6.683, que perdoava os brasileiros envolvidos em crimes políticos e eleitorais, além de devolver a todos esses direitos, fossem civis ou militares. Sob a gigantesca bandeira do Brasil, entoavam o Hino Nacional. Dias depois, centenas de exilados no Exterior estariam voltando ao País para curtir novamente a democracia.
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.