- Dacio Malta - http://daciomalta.com.br -

Tarso lidera no Rio Grande

Posted By dacio On 24 de Julho de 2010 @ 8:37 In Sem categoria | No Comments

     Da ‘Folha’:
“O candidato do PT, Tarso Genro, largou na frente na corrida ao governo do Rio Grande do Sul. Ele tem 35% das intenções de voto, contra 27% do candidato do PMDB, José Fogaça.
De acordo com a primeira pesquisa Datafolha desde o registro das chapas na Justiça Eleitoral, eles são os mais cotados para disputar o segundo turno da eleição para o Palácio Piratini.
A governadora Yeda Crusius (PSDB), que tenta a reeleição, tem apenas 15%. Entre todos os Estados pesquisados, esse é o pior desempenho de um governador que tenta permanecer no cargo.
O candidato do PSOL, Pedro Ruas, aparece com 1% das intenções de voto. Os nanicos Humberto Carvalho (PCB), Aroldo Medina (PRP), Julio Flores (PSTU), Montserrat Martins (PV), Schneider (PMN) e Professor Guterres (PRTB) foram citados, mas não chegaram a pontuar.
Brancos e nulos somam 3% dos entrevistados, e outros 18% disseram ainda não saber em quem votar.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam livremente os candidatos, Tarso tem 12%, contra 7% de Yeda e 6% de Fogaça.
Em Porto Alegre, Tarso amplia a vantagem sobre Fogaça para 13 pontos percentuais. O petista aparece com 43%, contra 30% do peemedebista na capital. Os dois já foram prefeitos da capital, onde Yeda cai para 9%.
No interior, Tarso registra 33%, contra 27% de Fogaça. Yeda alcança 17% das intenções de voto -quase o dobro do seu desempenho em Porto Alegre.
O levantamento mostra que os entrevistados com maior grau de escolaridade apoiam mais o candidato do PT. Ele tem 31% entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental, 39% na faixa do ensino médio e 41% na do ensino superior.
O Datafolha também perguntou em quem os gaúchos não votariam de jeito nenhum. O ranking é liderado por Yeda, com 42% de rejeição. Não votam em Tarso 13%, e em Fogaça, 12%”.


Article printed from Dacio Malta: http://daciomalta.com.br

URL to article: http://daciomalta.com.br/?p=3824

Copyright © 2010 Dacio Malta. All rights reserved.