- Dacio Malta - http://daciomalta.com.br -

‘Folha’ queria ser o JB

Posted By dacio On 13 de Julho de 2010 @ 20:59 In Histórias Minhas | No Comments

[1]

A Folha.com – sabe-se lá por que  – se institula o “primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa”.
Engano dela… para ser elegante.
A primeira publicação online do país foi o ‘Jornal do Brasil’ – a partir de setembro, lamentávelmente, apenas em sua versão eletrônica.
A ‘Folha’ sempre acreditou em marketing e, certamente por isso, insistiu na mentira.
Na época em que o velho JB comemorou seu centenário, eu era o seu editor-chefe. Isso foi em 1991.
Quatro anos depois, com o trabalho competente e inestimável do editor-executivo Rosental Calmon Alves, o ‘Jornal do Brasil’ tornou-se exatamente o que a ‘Folha’ gostaria de ter sido.
No dia 28 de maio de 1995,  assinei um artigo na primeira página do jornal -  o único na primeira página durante todo o período em que o editei – saudando aquele  feito.
Dirá a ‘Folha’ que o JB foi o primeiro jornal brasileiro na Internet, mas eles foram o primeiro em tempo real.
Também não é verdade.
Quando lançamos nossa versão online, já trabalhávamos – há tres meses – com notícias em tempo real,  principalmente o noticiário referente a Bolsa de Valores.
De qualquer forma e, para que não reste mais dúvidas, aqui está a primeira página do JORNAL DO BRASIL daquele data, com o artigo assinado. Caso a ‘Folha’ tenha qualquer outro documento que desminta o texto que  segue, basta enviá-lo.
                   * * *
O JB no ciberespaço

O JORNAL DO BRASIL prova que mantém viva sua tradição de pioneirismo. A partir de hoje, lançamos oficialmente o primeiro jornal online do Brasil, e nos juntamos assim ao seleto grupo de publicações, em todo o mundo, que estão diariamente acessíveis, via computador na rede Internet, a mais de 30 milhões de pessoas no planeta.
Na verdade, muita gente já conhece a edição eletrônica que desde a noite do dia 8 de fevereiro funcionava em caráter experimental. As mais de 500 mensagens enviadas por computador nestes 110 dias, a partir da própria edição online, atestam a aceitação e a qualidade do serviço.
Em sua fase inicial, o JB Online tem duas seções principais. Na primeira, está a edição sucinta do jornal do dia, com textos e fotos, onde o leitor poderá, através do sistema hipertexto, navegar ou surfar por toda a edição eletrônica. A outra seção é um serviço extra para o leitor do JB. A cada dia, algumas reportagens do jornal impresso terão uma indicação de que um complemento está disponível na edição online: poderá ser a extensão da reportagem, um texto correlato ou a versão completa de algum documento.
Não deixaremos de publicar nada com o lançamento do JB Online (leia reportagem na página 1 do caderno Negócios & Finanças). Mas aproveitaremos esse novo meio para colocar à disposição dos nossos leitores informações adicionais, como o quadro detalhado do comportamento da bancada federal do Rio nas votações das reformas constitucionais, cuja reportagem está na página 5 de hoje, ou mesmo serviços, como é o caso do programa da Receita Federal para declaração do Imposto de Renda em disquete, que passamos a oferecer diariamente no JB Online.
Enquanto entramos no chamado ciberespaço, continuamos nossos esforços para melhorar o seu JB. A partir de hoje, o leitor ganha um B mais atraente e dinâmico, com uma paginação mais ágil e moderna. Em um espaço maior, o B se diversifica sem abandonar o debate cultural; apresenta um roteiro simplificado, facilitando a consulta do leitor; amplia a cobertura crítica de televisão; e passa a publicar, a exemplo do primeiro caderno, uma página de pequenas notas, ampliando o número de informações. Seu novo visual rejuvenesce o primeiro e mais importante caderno de tendências, modismo e comportamento, que imprime diariamente suas marcas na cultura do país.

Dacio Malta
Editor


Article printed from Dacio Malta: http://daciomalta.com.br

URL to article: http://daciomalta.com.br/?p=2863

URLs in this post:

[1] Image: http://daciomalta.com.br/wp-content/uploads/2010/07/JBONLINE.jpg

Copyright © 2010 Dacio Malta. All rights reserved.